domingo, 17 de janeiro de 2021

Imanência

 Manoel de Barros foi tomar uma

Com o Kurt Cobain

e o Spinoza ficou à espreita.

Eles me convidaram nesse dia pra inverter as coisas,

Fazer tudo conforme outra lógica,

Por isso apelidei os meus amigos de

Paulo César e Júlio Victor,

Pra coisa ficar invertida, quer dizer, imanente,

Evacuadas num azul pólvora cintilante, e foi o que eu fiz,

Como uma visita apática de um verme saltitante

Aí foi quando enxerguei algumas coisa melhor, justamente porque são mais divertidas:

Na verdade, a cor é que arromba o olho para melhor ser vista.

Nem o claro demais nem o obscuro querem nada comigo, ambos ofuscam.

O fogo nunca entra no baile das sombras.

O pensamento humano que pense sem mira, porque a vida quer pensar sozinha.

O nada é que é empurrado pelas coisas que já haviam pedido para serem destroçadas.

A pressa é típica das pernas ligeiras e dos membros inferiores.

As árvores e demais plantas imitam os pássaros querendo ir para cima.

O som do canto desses mesmos pássaros arrombam meus ouvidos para serem ouvidos.

Meu tato, na verdade, é cheio de ironia e é o órgão mais longo do meu corpo.

O ouvido consegue enxergar o verde e o melancólico para quem os sente.

Os olhos sem nenhum dos sentidos também riem e falam pra se acabar.

Foram as pedras que conquistaram as mãos dos bichos e também dos humanos para conseguirem se movimentar pelo planeta e sair voando de um lado pro outro.

As palavras dentro do paladar abocanham antes todo o resto para serem ditas.

E elas sentaram agora na mesa farta como um rei lá no meu céu da boca.

As palavras inocentes, no entanto, estavam sem cabeça, muito embora no meu céu não haja guilhotina.

Elas então desceram e foram parar na ponta dos meus dedos e só aí viraram texto, na ponta de uma caneta azul pólvora cintilante evacuadas numa visita apática de um verme saltitante.

 

Jayme Mathias Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela participação. Continue acompanhando e comentando, isso é fundamental para nosso trabalho.

Jayme, Júlio e Paulo.